Arqueologia e Patrimônio Histórico-Cultural
O Núcleo de Arqueologia e Patrimônio Histórico-Cultural da CRN-Bio reúne profissionais capacitados que trabalham com uma visão conciliadora entre a necessidade do estudo, a preservação efetiva do Patrimônio Cultural Brasileiro e a compreensão das demandas e prazos característicos das atividades econômicas do empreendedorismo brasileiro. Os profissionais e a empresa oferecem e têm experiência com o licenciamento cultural e arqueológico no setor de geração de energia elétrica, rodovias, portos, aeroportos, petróleo e gás, mineração e construção civil.
O Patrimônio Cultural Brasileiro compreende o conjunto de bens materiais e imateriais que constituem referência à memória e história dos diferentes grupos formadores da sociedade local. Além dos bens materiais sujeitos às atividades de diagnóstico, resgate e guarda, há também o Patrimônio Cultural Imaterial, que são os saberes e fazeres que a comunidade manifesta e preserva em respeito à sua ancestralidade tal como festejos, técnicas artesanais e manifestações religiosas.
A equipe da CRN-Bio inclui profissionais com dezenas de estudos finalizados em todo o Brasil, com foco no Norte e Nordeste. Os principais tipos de planos/programas já executados pelos profissionais enquadram-se tanto na Portaria IPHAN 230/2002, quanto a Instrução Normativa N° 001 de 25 de Março de 2015.
ESTUDOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL E IMATERIAL
- Programa de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Tombados, Valorados e Registrados;
- Levantamento do Patrimônio Imaterial;
ESTUDOS DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO
Portaria IPHAN 230/2002:
- Diagnósticos não interventivos;
- Laudos de Peritagem;
- Diagnósticos Interventivos;
- Prospecções Arqueológicas;
- Educações Patrimoniais;
- Salvamentos Arqueológicos;
- Consultoria estratégica para proposição de medidas compensatórias e mitigatórias.
Instrução Normativa N° 001 de 25 de Março de 2015:
- Programa de Avaliação de Impacto aos Bens Arqueológicos;
- Avaliação de Potencial de Impacto ao Patrimônio Arqueológico;
- Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico;
- Acompanhamento Arqueológico.
- Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico.
- Salvamento Arqueológico;
- Monitoramento Arqueológico;
- Programa integrado de Educação Patrimonial.
ESTUDO DO PATRIMÔNIO ESPELEOLÓGICO
Trata-se, quando exigida, da realização do levantamento espeleológico da área de influência do empreendimento potencialmente lesivos ao Patrimônio Espeleológico. A prospecção exocárstica é realizada em toda a extensão da área afetada pelo empreendimento, para avaliar a ocorrência ou não de cavidades. Os caminhamentos realizados para a prospecção devem contemplar todas as feições geomorfológicas típicas associadas às cavernas (geomorfologia cárstica), além de serem registrados e comprovados por meio das rotas armazenadas em GPS.
A máxima da interação entre os planos e programas ambientais é validada na CRN-Bio, onde são desenvolvidos estudos dinâmicos, que aproveitam todo o conjunto multidisciplinar dos profissionais da empresa.