Monitoramento Ambiental

O Núcleo de Monitoramento Ambiental da CRN-Bio desenvolve e implementa metodologias e práticas para a gestão e o monitoramento dos empreendimentos e seus impactos sócio-ambientais, para que atendam aos critérios de conservação e sustentabilidade, e de forma a que atendam plenamente as demandas oriundas de órgãos licenciadores e da sociedade.

A gestão ambiental utiliza de métodos práticos para reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos naturais e comunidades. Exemplos dos trabalhos mais comuns realizados pela CRN-Bio na área de Monitoramento Ambiental são:

PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL

A Gestão e o Monitoramento Ambiental permitem que se criem as condições e que se promovam as ações operacionais para a implantação e o acompanhamento dos Planos e Programas Ambientais, permitindo a mitigação e o controle dos impactos ambientais identificados ou previsíveis e mantendo-se um elevado padrão de qualidade na implantação e operação do empreendimento.

PLANO DE DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS

Este plano trata das medidas a serem adotadas para contenção das águas oriundas das precipitações pluviométricas que incidem sobre as áreas ocupadas pelos empreendimento. É um plano de manejo de águas cujo objetivo é estritamente  ambiental e estrutural.

PLANO DE SINALIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

Este plano consiste na concepção e implementação de elementos gráficos (sinalização) para oferecer aos pedestres e veículos que circularão sobre a sua área de influência as devidas instruções e indicações para circular com segurança.

PLANO DE CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS

Este plano trata das medidas a serem adotadas para o contingenciamento inerente ao surgimento e avanço de possíveis processos erosivos que possam vir a ocorrer na área de influência direta dos empreendimentos.

PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Este plano objetiva oferecer subsídios concretos para a recuperação de áreas degradadas (reposição florestal) nas parcelas onde tiver havido supressão vegetal necessária para os movimentos de implantação do empreendimento.

PLANO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL DE AVIFAUNA E DE FAUNA TERRESTRE*

Este planos têm como objetivo realizar o levantamento e o monitoramento das espécies da fauna (terrestres e aéreas) ocorrentes na área de influência direta dos empreendimentos, com vistas a fazer com que a sua implantação e operação esteja em máxima harmonia com o ambiente local. *Núcleos específicos.

PLANO DE ADEQUAÇÃO DAS VIAS DE ACESSO AO EMPREENDIMENTO

Este plano visa a oferecer subsídios concretos para a implantação das vias de acesso ao empreendimento priorizando a melhor forma de organização e estruturação das mesmas de forma que não ocorram intervenções de ordem ambiental mais drásticas do que o necessário para o espaço local.

PLANO DE CONTROLE DE DESMATAMENTO

Este plano concebe e controla os processos inerentes ao desmatamento que por ventura seja necessário ocorrer no âmbito do projeto. A partir dele, as atividades de supressão vegetal serão planejadas para que sejam minimamente invasivas ao meio onde os processos ocorrerão.

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, EFLUENTES LÍQUIDOS E EMISSÕES ATMOSFÉRICAS

Este programa oferece subsídios para o controle e gerenciamento de resíduos sólidos gerados no âmbito do empreendimento. Consiste em observar e analisar as formas de geração, acondicionamento, transporte e disposição final dos resíduos e descartes gerados a partir das atividades de construção e operação do empreendimento. Os resíduos sólidos, efluentes líquidos e as emissões atmosféricas são monitorados e controlados por trabalho de campo intensivo de monitoramento com o intuito de diagnosticar e mitigar potenciais danos ambientais que venham a ocorrer na área de influência funcional.

PROGRAMA DE CONTROLE E MONITORAMENTO DE RUÍDOS

Este é o plano que trata de expor as técnicas e métodos concernentes ao monitoramento de ruídos produzidos pelas atividades de implantação do projeto. A condução deste plano está baseada em campanhas de campo que subsidiam a coleta e análise de dados para que se possa verificar como ocorre a dinâmica de produção de ruídos no âmbito das áreas em questão.

PLANO DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS

Este plano contempla o monitoramento e a avaliação da qualidade das águas superficiais (lênticas e lóticas) e subterrâneas presentes na área potencialmente afetada pelo empreendimento e seu entorno. Em função dos impactos descritos, são monitorados parâmetros específicos descritos na legislação federal e estadual pertinentes.

PROGRAMA DE CONTROLE DE EROSÃO E SEDIMENTAÇÃO

Este um plano consiste em proporcionar elementos práticos suficientes para controle e monitoramento de processos erosivos que por ventura venham a surgir com o exercício das atividades construtivas. Dá-se através da execução teórico-prática de atividades em gabinete e laboratório cujo intuito é mitigar os possíveis efeitos danosos advindos de processos erosivos laminares e/ou severos.

A CRN-Bio tem uma diretoria exclusivamente dedicada aos planos e monitoramentos ambientais – uma atividade, para nós, muito importante para a boa conduta ambiental da empresa e do empreendimento durante toda a vida do projeto.

Responsável

Monitoramento Ambiental
Rosiane Cruz, Sócia-Diretora de Gestão, Monitoramento e Planos Ambientais
rosiane.cruz@crnbio.com.br

Entre em Contato Agora Mesmo