Gestão de Fauna

O Núcleo de Gestão de Fauna da CRN-Bio dedica-se aos trabalhos de conservação da fauna nativa e atendimento das exigências legais quanto aos potenciais impactos de empreendimentos.

O grande diferencial deste núcleo é o profundo conhecimento da fauna silvestre da região, indispensável para que o manejo e conservação ambiental atendam às expectativas das comunidades e às condicionantes regulatórias locais. Além disso, este conhecimento específico constitui a base fundamental para o monitoramento ambiental regular, já que muitas espécies funcionam como indicadores biológicos precisos da qualidade de preservação dos ecossistemas.

A partir de diferentes técnicas e metodologias, equipes da CRN-Bio estão preparadas para a realização de estudos de diagnóstico, catalogando a diversidade de espécies animais em uma determinada localidade e período, bem como para a avaliação de impactos e o monitoramento e manejo da fauna silvestre nas áreas de influência de qualquer empreendimento.

A CRN-Bio dispõe dos equipamentos e metodologias necessárias para o trabalho de gestão de fauna, incluindo, mas não se limitando, os seguintes:

Levantamento de Fauna

O levantamento de fauna é um componente obrigatório dos estudos ambientais, sendo necessário ao licenciamento de atividades consideradas potencialmente poluidoras.

Objetiva caracterizar, em escala regional e local, os grupos e espécies da fauna silvestre ocorrentes em um determinado lugar, possibilitando conhecer e especificar sua diversidade biológica.

O levantamento é realizado por meio de observação em campo, diurna e noturna, identificando e quantificando as espécies de animais, bem como seu status de conservação.

O trabalho é realizado através de avistamentos, identificação da vocalização, capturas em armadilhas, identificação de pegadas e ninhos, com utilização de GPS e realização de registros fotográficos, dentre outros métodos.

Resgate e Manejo de Fauna

O resgate de fauna tem o objetivo de proteger as espécies de fauna antes e durante as obras de modificação da paisagem, buscando salvaguardar sua integridade física e biótica e minimizando os potenciais impactos nos seus hábitos e movimentos.

O programa de resgate e manejo das espécies se inicia antes das atividades de supressão vegetal, por profissionais habilitados, com vistoria da área para identificar a presença de animais e pesquisar a existência de ninhos em atividade ou abandonados, que são relocados diligentemente quando necessário.

Monitoramento de Fauna

Este plano visa a realizar acompanhamentos periódicos da movimentação dos grupos faunísticos que se deslocam no âmbito interno e da região circunvizinha mais próxima da área do empreendimento para a observância de padrões comportamentais migratórios ocasionados ou não pelas atividades de implantação e operação do empreendimento.

Este monitoramento se faz com o uso de coletas de organismos, evidenciação fotográfica e sonora das atividades biológicas por eles realizadas, com vistas a fazer com que a implantação e operação dos empreendimentos estejam em harmonia máxima com o ambiente local, a vida silvestre e as comunidades que a cercam.

Responsável

Gestão de Fauna
Raissa Praxedes, Sócia-Diretora de Gestão de Fauna
raissa.praxedes@crnbio.com.br

Entre em Contato Agora Mesmo