Desenvolvimento Sócio-Econômico e Logística Local

O Núcleo de Desenvolvimento Local da CRN-Bio trabalha com a promoção e o desenvolvimento econômico e social das comunidades circunvizinhas aos empreendimentos licenciados. Também presta assessoria às empresas quanto à logística local, quando se inicia um empreendimento em uma determinada região.

A inserção positiva de um empreendimento e de suas equipes, bens e serviços numa região específica é um trabalho complexo e delicado. Qualquer descuido ou negligência com as expectativas de uma comunidade podem se converter em uma “crise local” ou, se mal geridos, se tornar obstáculo intransponível para a implantação ou operação de um projeto.

A CRN-Bio possui um histórico de experiências bem sucedidas na gestão e geração de impactos positivos duradouros em paralelo à construção e operação de empreendimentos complexos em regiões rurais e urbanas.

A partir de uma abordagem participativa, sistêmica e integrada, a equipe CRN-Bio procura ouvir e ao mesmo tempo sensibilizar as comunidades para a participação em projetos relacionados com o desenvolvimento local sustentável e a garantia dos direitos e deveres de cidadania.

Neste contexto, os principais trabalhos são:

PLANO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Este plano trata das ações referentes aos assentamentos humanos e à relação que os mesmos acabam por estabelecer com o empreendimento. A condução de um bom plano de comunicação social assegura uma relação funcional mais harmoniosa do empreendimento com a sociedade que se encontra no seu raio de influência.
O Programa de Comunicação Social objetiva minimizar eventuais impactos sociais associados principalmente à etapa de construção, que podem afetar as comunidades próximas ao empreendimento, incluindo a população residente nos municípios em que o empreendimento está situado e mais precisamente aquelas famílias residentes na sua Área de Influência Direta.

Este programa objetiva também manter a população das áreas de entorno regularmente informada sobre o empreendimento, com destaque para as interferências, normalmente variáveis e provisórias, que poderão ocorrer direta ou indiretamente em seu cotidiano.

O pleno atendimento da necessidade (e do direito) da população de receber informações sobre o empreendimento, seus impactos e medidas adotadas, permite que as comunidades tenham no empreendedor um interlocutor quanto às suas demandas e um eventual parceiro quanto às suas aspirações vinculadas ao projeto.

No planejamento deste programa, as informações iniciais que geram o diagnóstico das expectativas devem ser a diretriz para as ações e atividades de comunicação social, assim como para divulgação da futura obra e para o esclarecimento das dúvidas e apreensões que podem ser geradas. Estabelecer uma interação positiva com a população no entorno é essencial para toda a vida de um empreendimento complexo.

PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Este plano trata das ações de campo para promover atividades de educação ambiental que envolvam as comunidades abrangidas pelo projeto, com abordagem didática e integradora.
Esse programa contempla as diretrizes para a operacionalização da Política Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), com o desenvolvimento de ações educativas destinadas a estimular e apoiar a participação dos diferentes segmentos sociais na formulação de políticas locais para o meio ambiente, bem como na tomada de decisões que afetam a qualidade do meio natural, social e cultural.

Entendemos a educação ambiental como um processo permanente no qual indivíduos e coletividade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimento, valores, habilidades e experiências que os tornem aptos a agir, resolver e lidar com a nova situação decorrente da instalação e operação do empreendimento.

A execução do PEA baseia-se nos conceitos de interdisciplinaridade, participação, descentralização, reconhecimento da pluralidade e diversidade cultural, possibilitando a construção do conhecimento, a transformação de atitudes e o significado de valores frente a uma nova situação de fato que é a construção do empreendimento e suas interferências no cotidiano dos moradores.

Neste programa, por fim, são desenvolvidas ações de educação ambiental com a população localizada no entorno do projeto (comunidades adjacentes) e trabalhadores da obra, considerando o seu contexto socioambiental e econômico. a tônica é a de contribuir com o processo de conservação e preservação ambiental, bem como orientar acerca da interação do empreendimento com o meio ambiente, as tecnologia limpas e sustentáveis e de a importância do empreendimento para a região.

ASSESSORIA EM LOGÍSTICA LOCAL

Por força de seu ofício, a CRN-Bio já possui conhecimento detalhado das regiões operacionais da maioria das cadeias produtivas industriais ou de geração de energia do Nordeste.
Com isso, torna-se proficiente para dar apoio aos novos empreendedores e seus contratados (EPCistas, fornecedores, prestadores de serviço) na localização de matérias-primas, insumos, modais, produtos e serviços locais, acelerando a seleção e contratação dos mesmos.

Esta assessoria pressupõe um diagnóstico inicial das demandas e o respectivo mapeamento da oferta local, otimizando tempo de negociações e mobilizações para contratações locais.

PROJETOS SOCIAIS E DE DESENVOLVIMENTO LOCAL

O Núcleo de Desenvolvimento Local da CRN-Bio também promove e executa projetos de desenvolvimento de cidadãos e comunidades a partir da articulação entre empreendedores, órgãos governamentais, fundações e instituições sem fins lucrativos, comunidades e associações da sociedade civil em geral.
O desenvolvimento social depende de indivíduos que atuem no aperfeiçoamento das suas próprias potencialidades, com respeito às necessidades do outro e com foco no bem coletivo.

Com esta consciência presente no trabalho, nossa intervenção técnica para a execução de PBAs e PCAs se orienta para a construção e cultivo destas habilidades, facilitando a adesão às responsabilidades com o coletivo, tanto nas relações interpessoais, como nos esforços práticos para o alcance dos resultados determinados pelos grupos.

Utilizamos técnicas e ferramentas que garantem a descentralização das decisões em processos participativos, minimizando a polarização de opiniões e, consequentemente, criando canais de diálogo efetivos.

Partindo sempre do diagnóstico e entendimento das expectativas de cada comunidade, a equipe CRN-Bio consegue:

    • adaptar produtos já desenvolvidos por nós anteriormente em empreendimentos com inserção similar, ou
    • desenvolver novos projetos que melhor se acoplem a uma determinada realidade social.

Normalmente, seja por política corporativa, seja por indução dos órgãos de financiamento, o empreendedor se interessa pela realização de investimentos sociais, não exclusivamente relacionados com o público interno da postulante. O ideal é que tais investimentos sejam preferencialmente articulados com o poder público local e/ou que visem somar esforços com programas ou políticas públicas já em curso.

Os seguintes itens são passíveis de apoio, para ambas as modalidades desta linha:

    • obras civis destinadas à instalação, expansão, reforma e outras benfeitorias relacionadas;
    • aquisição de máquinas, equipamentos e materiais permanentes;
    • tecnologia da Informação;
    • serviços técnicos especializados;
    • investimentos na implantação ou aprimoramento de sistema de gestão ambiental, social e/ou de saúde e segurança do trabalho, bem como na obtenção de certificações correlatas, no Beneficiário ou nas empresas de sua cadeia de fornecimento e distribuição;
    • capacitação de equipe própria para estruturação de ações de responsabilidade social da empresa;
    • despesas com qualificação voltadas para o aprimoramento da escolaridade até nível médio ou para a profissionalização de pessoas com formação escolar até nível médio;
    • despesas operacionais do projeto social, desde que: (i) sejam essenciais para sua viabilidade; (ii) o apoio se dê em caráter temporário; e (iii) seja garantida a continuidade do projeto mediante indicação do respectivo responsável, que arcará financeiramente com essas despesas após esse período inicial;
    • despesas administrativas com a equipe da empresa diretamente dedicada, limitadas a 5% do valor do projeto social; e
    • desenvolvimento, difusão e reaplicação de tecnologias sociais aprimoradoras de políticas públicas.

Os projetos de sustentabilidade da CRN-Bio podem ser concebidos por nossa iniciativa e, posteriormente, oferecidos às empresas, ou criados especificamente para as necessidades do cliente.

Oferecemos, ainda, consultorias técnicas e atuamos na captação de recursos de projetos próprios. Sejam quais forem as formas de atuação e os meios utilizados, a finalidade é sempre o ser humano: é pela transformação da vida das pessoas e da sociedade.

A elaboração, execução e gestão de programas e projetos estão normalmente relacionadas a processos de licenciamento ou a investimentos sociais derivados de políticas corporativas de responsabilidade social, tais como: monitoramento de indicadores socioeconômicos, educação ambiental, comunicação social, educação afetivo-sexual, apoio à reestruturação produtiva, apoio ao turismo, transportes e acessibilidade urbana, apoio à gestão pública, desenvolvimento de infraestrutura, entre outras iniciativas.

Entre em Contato Agora Mesmo