Auditoria Ambiental

Auditoria Ambiental

Ao realizar a aquisição de um empreendimento já iniciado ou de um portfólio de projetos já objeto de estudos, licenças ou até passivos ambientais, um investidor ou empreendedor se depara com a necessidade de realizar uma auditoria ambiental, ou várias.

Mas as auditorias ambientais também constituem um instrumento de gestão, que avalia não apenas nos sistemas de gestão em si mas também o desempenho dos equipamentos e mecanismos instalados em um empreendimento para fiscalizar e mitigar o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente.

A auditoria ambiental consiste em um processo sistemático e formal de verificação, por uma parte auditora, da conduta ambiental e/ou desempenho ambiental de uma entidade auditada quanto ao atendimento de um conjunto de critérios especificados, por lei, ato regulatório ou mesmo por postura interna empresarial.

Em geral, as auditorias ambientais são consideradas instrumentos voluntários de gestão ambiental, que permitem verificar a compatibilidade da atividade empresarial com a melhoria constante dos padrões ambientais e com o atendimento das normas aplicáveis.

As normas brasileiras para auditoria ambiental estão publicadas pela ABNT (1997), que define Auditoria do Sistema de Gestão Ambiental — SGA como um processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências que determinem se o sistema de gestão ambiental de uma organização está em conformidade com os critérios de auditoria do sistema de gestão ambiental estabelecido pela organização, e para comunicar os resultados desse processo à administração.

No caso dos “due diligence” ambientais, trata-se também de um processo investigativo e de auditoria, com foco ambiental, relacionado a ativos e passivos em análise por motivos diversos (normalmente para alienação ou parceria) permitindo maior segurança na negociação com futuros compradores, acionistas ou investidores.

Veja também o nosso núcleo de Licenciamento Ambiental.

Responsável

Gustavo Szilagyi, Consultor Sênior e Coordenador do Núcleo Especial de Auditoria Ambiental e “Due Diligence”
gustavo.szi@crnbio.com.br

Entre em Contato Agora Mesmo