Potência de energia instalada no Brasil é a maior em 19 anos

Foram adicionados ao sistema elétrico nacional aproximadamente 9,5 GW, o maior valor agregado desde 1998.

No ano passado foram adicionados ao sistema elétrico nacional 9.5 GW em potência instalada, o maior valor desde o início da série histórica, em 1998. Os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também apontam que está previsto um incremento de 7.120 MW de capacidade instalada no Brasil em 2017.

Apesar da crise econômica que afeta o país e o cancelamento do leilão de energia renovável que estava previsto em dezembro passado, o setor elétrico brasileiro passou por um crescimento recorde em 2016, segundo análise do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE). Dos 9,5GW em potência instalada, quase 1GW pertence a um único estado, o Rio Grande do Norte..

Eólica

Quando se fala em energia eólica, os números são ainda mais animadores. Entre 2015 e 2016 foi registrado um crescimento de 82% em geração eólica, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) computados até novembro do ano passado. Nesse período, o Rio Grande do Norte foi destaque total, uma vez que dos 98 parques eólicos que entraram em operação no Brasil, 35 estão instalados em solo potiguar.

Fonte: CERNE Press